De forma resumida, o Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita ou Espiritismo Kardecista, é uma filosofia espiritual que descreve a existência da vida espiritual além da vida física e explica o ciclo de reencarnação dos seres humanos, assim como o seu caminho de evolução moral e intelectual ao longo das diferentes vidas.
Origens e crescimento do Espiritismo
No século 19, um fenómeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas reportagens, pois moviam-se, erguiam-se no ar e respondiam a questões mediante batidas no chão. O fenómeno chamou a atenção de um pesquisador sério: Hippolyte Léon Rivail, que mais tarde viria a ser conhecido como Allan Kardec.
A doutrina espírita estabeleceu-se a partir do trabalho deste educador e escritor francês, que investiu a sua vida a perceber como se processavam tais fenómenos e qual a explicação lógica para eles, tendo para isso utilizado uma abordagem organizada e sistemática, próxima ao estudos e pesquisas de cariz científico.
Em 1857 publicou “O Livro dos Espíritos“, considerado o marco fundador da doutrina espírita. Nesta obra, ele compilou uma série de perguntas e respostas recebidas dos espíritos por meio de médiuns, abordando questões como a imortalidade da alma, a reencarnação, a lei de causa e efeito, entre outros assuntos.
A partir daí, Kardec aprofundou os seus estudos e publicou outras obras como “O Livro dos Médiuns“, “O Evangelho segundo o Espiritismo“, “O Céu e o Inferno” e “A Génese“. Estas obras tornaram-se os pilares da doutrina espírita e trouxeram uma abordagem científica e filosófica sobre a vida, a morte e o mundo espiritual.
A doutrina espírita ganhou seguidores e espalhou-se por diversos países, nomeadamente o Brasil, onde se tornou uma das religiões mais praticadas, é atualmente o país com a maior quantidade de crentes, e onde surgiram médiuns espantosos como Zé Arigó, Chico Xavier, Luiz Gasparetto e Divaldo Franco, para citar apenas alguns.
Porque o Brasil está historicamente ligado a Portugal e por partilharmos da mesma língua, o Espiritimo acabou por disseminar-se em Portugal ao longo das últimas décadas, existindo atualmente diversas associações espíritas que desenvolvem os trabalhos espirituais e o estudo espiritual de acordo com os conceitos base da Doutrina.
Por ser uma filosofia centenária e porque a consciência humana global tem evoluído, alguns espíritas e médiuns têm optado por delinear e seguir vertentes diferenciadas do Espiritismo, tendo existido recentemente algumas divergências entre seguidores mais conservadores e outros mais liberais, na forma como esta doutrina deve ser aplicada a questões atuais da sociedade.
Fundamentos do Espiritismo
A Doutrina Espírita é vasta e aberta à evolução dos ensinamentos, mas tem na sua base alguns fundamentos que orientam a filosofia de vida dos seus seguidores:
1. Existência de Deus: O Espiritismo reconhece a existência de um poder supremo, que é Deus, criador de todas as coisas.
2. Imortalidade da alma: Para o Espiritismo a alma é imortal e sobrevive após a morte física, continuando a sua jornada de evolução espiritual.
3. Comunicação com os espíritos: A doutrina espírita acredita que é possível estabelecer comunicação com os espíritos através da mediunidade, ou seja, a capacidade de pessoas mais sensitivas de receber e transmitir mensagens espirituais.
4. Lei de Causa e Efeito: O princípio do karma, conhecido como lei de causa e efeito, também é um fundamento do Espiritismo. Isso significa que cada ação ou pensamento tem consequências e que colhemos o que plantamos, tanto nesta como em futuras encarnações.
5. Caridade e amor ao próximo: O Espiritismo enfatiza a importância da prática da caridade, da solidariedade e do amor ao próximo como meio de crescimento e evolução espiritual.
6. Pluralidade dos mundos habitados: O Espiritismo afirma que o Universo é habitado por diferentes formas de vida e que existem outras civilizações mais evoluídas do que a nossa.
Saiba mais
No nosso blog pode explorar com mais profundidade alguns dos conceitos do Espiritismo, como a reencarnação, mediunidade, cremação após a morte, e saber mais sobre algumas outras personalidades que ajudaram no desenvolvimento do Espiritismo, como por exemplo François-Marie Delanne.