Dia Mundial dos Animais de Rua

800 400 Nova Terra | Aveiro

O dia 4 de abril foi oficialmente definido em 2010 na Holanda como o “Dia Mundial dos Animais de Rua”, e esta data tem como objetivo refletir e discutir a situação dos animais errantes ou em situação de abandono e promover ideias e ações para combater este problema.

Num estudo muito completo e recente efetuado em 20 países (ver link) – Estados Unidos da América, Canadá, México, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, China, Índia, Indonésia, Filipinas, Tailândia, África do Sul, Japão, França, Alemanha, Grécia, Lituânia, Polónia, Turquia e Reino Unido – conclui-se que só nestes países existem cerca de 143 milhões de cães e 203 milhões de gatos nas ruas, e aproximadamente 12 milhões de cães e 4 milhões de gatos estão em abrigos. Os resultados indicam que cerca de 35% de todos os cães e gatos vivem na rua ou em abrigos.

Já em Portugal, de acordo com o site AnimalCare, só no ano de 2021, foram abandonados e recolhidos por centros municipais um total de 43.600 cães e gatos, de acordo com um relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Estes números são assombrosos e alarmantes e demonstram a falta de responsabilidade e cuidado por parte de muitas pessoas em relação aos animais que dividem o nosso planeta.

Os animais de rua enfrentam muitos desafios para sobreviver, como a procura por alimentos em lixos e restos de comida, a exposição a doenças e parasitas, a vulnerabilidade a acidentes de trânsito e a falta de abrigo e proteção contra as intempéries, sem falar na violência ocasional e cruel de alguns seres humanos.

Se quer fazer algo por esta causa, reflita nas seguintes indicações e veja por favor se tem condições para o fazer:

  • Adote um animal abandonado;
  • Colabore com associações que promovam o bem-estar animal;
  • Promova a castração dos animais de companhia para evitar ninhadas não desejadas.

Neste Dia Mundial dos Animais de Rua, é importante lembrar que todos os seres vivos merecem respeito, compaixão e cuidado. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para garantir que os animais abandonados tenham a oportunidade de viver com dignidade e receber o amor e a proteção que tanto necessitam.

Acreditamos que, se nos juntarmos e organizarmos, podemos fazer a diferença na vida desses seres indefesos e dar voz a estes pequeninos que também têm uma alma.