A Netflix lançou uma minissérie documental de 4 episódios, que explora as práticas quotidianas e conhecimentos das pessoas das chamadas Zonas Azuis, regiões do mundo onde a taxa de longevidade e saúde é extraordinariamente alta.
Com o título “Viver até aos 100: Os Segredos das Zonas Azuis” o apresentador explica que a informação contida neste documentário tem vindo a ser pesquisada e reunida ao longo dos últimos 30 anos, sendo que mais recentemente foi até aplicada em casos reais, em pequenas localidades dos Estados Unidos, para averiguar na prática, se os segredos dão resultado.
E sim, dão resultado! Porquê? Porque a abordagem é completa, integral, indo desde as questões físicas até às emocionais, psicológicas e espirituais.
Nas 5 zonas azuis exploradas, estudaram fatores como a alimentação, atividade física, estrutura social e estilo de vida para entender como esses elementos contribuem para a longevidade.
Essas dicas incluem aspetos como dietas ricas em vegetais, atividade física ao longo do dia, conexões sociais fortes e um senso de propósito na vida, algo que aqui na Nova Terra queremos destacar.
Toda a gente já sabe que uma boa alimentação e um adequado exercício físico são ideais para a saúde, mas neste documentário demonstra-se com clareza a importância dos aspetos psicológicos, emocionais e espirituais no bem-estar e qualidade de vida dos humanos.
O impacto de se ter um propósito, de estar rodeado de boa companhia, de ter uma vida com sentido e com felicidade, aumenta imenso a qualidade e longevidade da nossa vida.
Mais sobre a série
Ao longo dos episódios, são apresentadas cinco zonas azuis:
- Nicoya, na Costa Rica;
- Loma Linda, na Califórnia;
- Ikaria, na Grécia;
- Sardenha, na Itália;
- Okinawa, no Japão.
Em cada episódio, os especialistas discutem e apresentam de forma clara e sintética, as principais lições aprendidas nas zonas azuis e oferecem orientações sobre como implementar esses hábitos saudáveis em diferentes contextos culturais.
Não perca esta série, que é curtinha e dinâmica mas super informativa e de grande importância para todos aqueles que, como nós, se preocupam em estar bem e viver bem!