O método de desenvolvimento Pathwork

800 400 Nova Terra | Aveiro

O Pathwork é uma abordagem de desenvolvimento terapêutica de cariz espiritual e psicológico, desenvolvido com base nos ensinamentos canalizados por Eva Pierrakos de 1957 a 1979.

Estas palestras, onde foram passados estes conhecimentos, tiveram como mestre espiritual uma entidade que não se autodesignou, tendo passado a ser conhecido apenas como o Guia do Pathwork.

O Pathwork tem como objetivo promover um profundo autoconhecimento e crescimento pessoal, através da integração de diferentes aspetos da personalidade e da superação de bloqueios emocionais e padrões de comportamento limitadores. Ele combina conceitos e práticas de psicologia, filosofia, espiritualidade e misticismo, visando ajudar as pessoas a desenvolverem a sua plenitude interior e a viverem com maior autenticidade e amor.

O Pathwork enfatiza a importância da responsabilidade pessoal e da consciencialização dos próprios pensamentos, sentimentos e ações. Ele também aborda temas como a autocrítica, a autorresponsabilidade, o amor próprio, a aceitação, o perdão e a transformação pessoal.

O Pathwork é trabalhado principalmente através de grupos de estudo e terapia, nos quais os participantes aprendem e aplicam os ensinamentos do sistema, compartilham experiências e recebem orientação. Além disso, existem textos escritos por Eva Pierrakos que são utilizados como guias e referências para o estudo e prática do Pathwork.

Quais são os fundamentos do Pathwork

Apresentamos alguns dos principais fundamentos que estão na base do método Pathwork e que servem como orientações gerais para os estudantes ou praticantes deste Caminho profundo e transformador, lembrando que, naturalmente, o caminho de cada é único e depende essencialmente de si próprio, da sua experiência passada pessoal e da forma como aborda estes conceitos e os integra na sua vida.

1. Autodescoberta e autoconhecimento: O Pathwork enfatiza a importância de olhar para dentro de si mesmo, explorar os aspetos mais profundos da personalidade e das diversas facetas do Eu e desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo.

2. Responsabilidade pessoal: O Pathwork incentiva a responsabilidade pessoal pelas próprias ações, sentimentos e pensamentos. Isso envolve reconhecer que somos responsáveis ​​pelas escolhas que fazemos e pelo impacto que as intenções, decisões e atitudes têm na nossa própria vida e nas vidas dos outros.

3. Integração de polaridades: O Pathwork reconhece que a vida é uma interação contínua de polaridades, como o bem e o mal, o amor e o medo, o prazer e a dor. A busca da unidade e da integração dessas polaridades é fundamental para o crescimento espiritual e psicológico.

4. Aceitação e transformação: O Pathwork enfatiza a importância de aceitar e reconhecer todas as partes de si mesmo, incluindo as áreas mais sombrias e menos desejáveis. Através desse processo de aceitação, é possível transformar e transcender essas partes, permitindo o crescimento e a cura.

5. Amor incondicional: O Pathwork enfatiza o poder do amor incondicional como uma força curativa e transformadora. O amor incondicional envolve aceitar e amar a si mesmo e aos outros, independentemente de suas imperfeições e erros. Tendo em conta a nossa natureza humana condicionada, este aspeto do caminho passa por descobrir as crenças e distorções que nos impedem de ser um canal sintonizado com esta magnífica energia.

6. Expansão da consciência: O Pathwork procura expandir a consciência individual e coletiva, permitindo um maior entendimento e compreensão da realidade. Isso envolve explorar diferentes níveis de consciência e abrir-se para novas perspetivas e possibilidades, num processo que envolve repensar o que achamos que sabemos e damos como certo, sem que isso nunca tenha antes sido questionado. Ao aceitarmos que não sabemos algo, damos espaço para que o conhecimento chegue e seja absorvido.