Curando e harmonizando através da cor
De uma forma muito resumida, podemos dizer que a cromoterapia é o uso das cores de forma terapêutica, no tratamento de todo o tipo de desequilíbrios.
Em luz ambiente, na cor das roupas, nos alimentos, em objetos e arte, a verdade é que as cores são uma forma magnifica de nos reequilibrarmos energeticamente.
A terapia das cores pode também ser usada de forma precisa, com o auxilio de bastões de luz, em pontos específicos do corpo, em banhos de imersão, e na água solarizada, por exemplo.
Alguns pesquisadores definem-na como “um método de tratamento que usa o espectro visível (cores) da radiação eletromagnética para curar doenças”. Afirmam que a cor, como medicina, é tão antiga quanto qualquer outra, a luz do sol e as cores eram usadas pelos egípcios para a cura, e a cor tem sido investigada como medicina desde o ano 2000 antes de Cristo, pelo menos.
À data também sabemos que as células do nosso corpo se comunicam com a luz por meio dos fótons, agentes luminosos dela.
Cromoterapia: roteiro das cores
Verde: O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o stress. Na terapia das cores, esta cor possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental. Além disso, ajuda a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.
Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, esta cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao stress, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.
Vermelho: O vermelho é a cor que aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina. Na cromoterapia, o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea.
Amarelo: O amarelo é a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. Além disso, na cromoterapia, ela pode ser usada por pessoas mais paradas e introvertidas que queiram ter melhores relacionamento interpessoais.
Laranja: O laranja é uma cor muito utilizada na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão.
Preto e branco: São opostos… Um é a ausência de cor (preto) e, o outro, é a soma de todas elas (branco). O preto normalmente remete à tristeza e luto, mas também à autoridade e luxo. Um ambiente preto aumenta a capacidade de ação das outras cores, quando aplicadas simultaneamente. Já o branco remete à paz. Está também associado à ordem, estabilidade e harmonia.
Aproveite assim, o maravilhoso mundo das cores, das frequências e irradiações. Sinta através da sua intuição, como incluir, literalmente, mais cor e equilibrio à sua vida!
Saiba o mais sobre a Cromoterapia – clique aqui!
Se quiser saber mais, ou precisar de ajuda, marque uma sessão.